23/09/2023

Dia do Sorvete: veja como a tecnologia se tornou uma aliada √† sobremesa ūüć¶

Para celebrar o Dia do Sorvete, conheça as tecnologias que têm inovado a fabricação e venda da sobremesa.

Por: Pedro Ferraz

Foto: Shutterstock

Da¬†Ag√™ncia de Not√≠cias da Ind√ļstria

Sorvete sendo envasado em casquinha

Quando o clima quente chega, um dos meios mais deliciosos para se refrescar √© o sorvete, sobremesa apreciada em todo o Brasil. S√≥ no ano passado, mais de 1 milh√£o de litros de sorvete foram consumidos no pa√≠s, segundo a¬†Associa√ß√£o Brasileira das Ind√ļstrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). Como uma das chaves para manter o crescimento de um neg√≥cio √© investir em tecnologia e inova√ß√£o, o setor tem se reinventado ao seguir tend√™ncias de digitaliza√ß√£o e automa√ß√£o, al√©m de aplicar m√©todos de fabrica√ß√£o diferenciados para ofertar produtos mais atrativos para o p√ļblico.

Um levantamento do¬†Observat√≥rio Nacional da Ind√ļstria, da¬†Confedera√ß√£o Nacional da Ind√ļstria (CNI), compilou dados e informa√ß√Ķes das principais tend√™ncias da √°rea. Para celebrar o Dia do Sorvete, conhe√ßa as tecnologias que t√™m revolucionado a fabrica√ß√£o e venda da sobremesa.

Transformação digital e automação do setor

As informa√ß√Ķes compiladas pelo Observat√≥rio da CNI destacam a conectividade digital como foco principal das empresas. A possibilidade de monitoramento remoto e em tempo real √© uma maneira de acompanhar e manter o padr√£o de qualidade das sobremesas. No campo da automa√ß√£o, os rob√īs colaborativos s√£o a melhor alternativa para realizar fun√ß√Ķes mais pesadas ou repetitivas, como o enchimento de casquinas e copos, por exemplo.

H√° tamb√©m inova√ß√Ķes t√©cnicas transformadoras. Alguns exemplos s√£o os sabores microencapsulados, normalmente misturados √† base do sorvete para ampliar a experi√™ncia gustativa; ultra homogeneiza√ß√£o de alta press√£o para aumentar a percep√ß√£o de cremosidade e a estabilidade do produto; e fluidos criog√™nicos aplicados para alcan√ßar formatos diferenciados ou texturas mais macias e lisas.

“Com as tecnologias da ind√ļstria 4.0 as empresas ter√£o mais informa√ß√£o da linha de produ√ß√£o, o que permitir√° tomadas de decis√£o mais assertivas para alcan√ßar os indicadores ideais de qualidade, consist√™ncia e seguran√ßa. Al√©m disso, a ado√ß√£o das tecnologias de automa√ß√£o e digitaliza√ß√£o impulsiona a inova√ß√£o e a competitividade no mercado nacional da sorvetes, sem esquecer dos benef√≠cios criados indiretamente para a agenda ESG”, explica o especialista de desenvolvimento industrial do Observat√≥rio, Juliano Sebben.

√ötil para as f√°bricas, atrativo para o p√ļblico

Fora o aprimoramento de processos, os recursos industriais tamb√©m podem ser utilizados como um atrativo diferencial para os consumidores. A partir dessa ideia, em 2019 os s√≥cios Guilherme Menega√ßo, Caio Junqueira e Roberto de Mello decidiram criar a¬†Roboteria, a primeira sorveteria do Brasil com atendimento feito exclusivamente por um rob√ī ‚ÄĒ conhecido como Icebot. A primeira loja foi inaugurada em Santa Catarina e, atualmente, est√° presente em outros cinco estados brasileiros.

A experi√™ncia na loja funciona da seguinte maneira: primeiro, o cliente faz o pedido em um totem de autoatendimento, no qual pode escolher tamanho, calda e cobertura. Logo ap√≥s o pagamento, o Icebot j√° come√ßa a preparar o pedido. Com a sobremesa pronta, o rob√ī coloca o produto na bancada, toca um sino para avisar que a retirada j√° pode ser feita e, para finalizar, se despede com um aceno.

‚ÄúComo trabalh√°vamos na ind√ļstria, sab√≠amos que as pessoas curtiam muito ver rob√īs funcionado. Not√°vamos o empolgamento e o brilho nos olhos. Ent√£o, vimos que precis√°vamos levar esse encantamento para um p√ļblico maior, e a recep√ß√£o foi √≥tima‚ÄĚ, conta o cofundador Guilherme Menega√ßo.

Mercado de sorvete

Segundo a ABIS, o setor de sorvetes movimentou mais de R$ 14 bilh√Ķes no ano passado, com mais de 11 mil empresas ligadas ao ramo. Internacionalmente, o retorno financeiro tamb√©m √© constante. A companhia de consultoria¬†Fortune Business Insights¬†apontou que, entre 2022 e 2029, o mercado global de sorvetes dever√° crescer de US$ 73,61 bilh√Ķes para US$ 104,96 bilh√Ķes, com uma taxa de progresso anual de 5,20%.